Que tal um lindo jardim que também é horta?

HORTA EM CASA – TEMPEROS, ERVAS E CHÁS
Com a onda dos espaços gourmets na arquitetura e com valorização da gastronomia e do paisagismo, uma tendência forte e que une o útil ao agradável é ter uma horta em casa. Quase todos os meus clientes me pedem uma pequena horta para o jardim ou para o apartamento…
Além de funcional a horta também tem efeito decorativo, valorizando o paisagismo, trazendo cores, texturas, aromas e sabores ao jardim.
Você pode usar os temperos naturais não só no preparo dos pratos como em bebidas. Que tal servir para os seus convidados uma caipirinha de capim-limão ou um mojito com hortelã da sua horta? Ou um chá de camomila pra relaxar?
Manjericão, manjerona, alecrim, hortelã, capim-limão, salsa-crespa, cebolinha francesa, sálvia, orégano e tomilho se desenvolvem bem e não exigem muitos cuidados. Já salsa e cebolinha, apesar de serem os mais utilizados, são mais chatinhos para cuidar, pois são mais delicados. Esses dois eu particularmente acho mais prático comprar…rs…
Para ter uma horta em casa você precisa de pelo menos quatro horas de sol, terra vegetal bem adubada com matéria orgânica e bem drenada. Muito vento não é bom mas o local precisa ser ventilado. Lugar fechado promove fungos e pragas como o pulgão e a cochonilha, daí adeus plantinhas…É melhor que o vaso tenha pelo menos 20x20cm para que a muda se desenvolva bem, e deve ficar com a terra úmida mas não encharcada.
Como o ciclo de vida dos temperos é curto, não espere que eles durem o resto da vida, por outro lado o custo de manutenção e reposição é baixo e você pode encontrar mudas fortes e bonitas a preços bem camaradas em qualquer supermercado. Cuidar da sua horta dará um pouquinho de trabalho no início, mas com a prática se torna uma atividade relaxante e prazeirosa!
Se você quiser temperos orgânicos, uma dica é a Sabor de Fazenda, uma chácara em plena cidade de São Paulo onde de quebra pode fazer um passeio bem agradável. Ou nas feirinhas orgânicas espalhadas pela cidade!
Só sei que depois que você preparar um molho vermelho com manjericão fresco, um franguinho saboroso temperado com alecrim, uma ratatouille com ervas da sua super-horta-particular nunca mais vai querer usar temperos industrializados ou desidratados. Vida saudável, alimentação natural e bem-estar é tudo que a gente precisa, né?
Depois me conta, ok?
Por
Caterina Poli (paisagista)
tels: 3774-5944 (fixo) / 99622-8718(cel do escritório)
e-mail: paisagismo@catepoli.com.br
facebook: Catê Poli Paisagismo
Instagram: cate_poli_paisagismo