Você sabia que os alimentos orgânicos são mais ricos em antioxidantes?

Nos alimentos orgânicos, o fato de serem livres de agrotóxico não é a sua única vantagem. Existem vários indícios de que eles são ricos em substâncias consideradas protetoras para nosso organismo.
Pesquisadores da Universidade de Newcastle, Inglaterra, os antioxidantes em frutas, legumes e verduras orgânicos são entre 19% e 69% maiores do que nas safras produzidas com agrotóxicos.
Segundo a Dra. Sonia Stertz da Universidade Federal do Paraná acontece pois na ausência de agrotóxicos e fertilizantes, as plantas tem que ativar seu mecanismo de defesa,a fim de afastar as pragas.
Segundo a Nutricionista Ana Luisa Kremer Faller da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os antioxidantes, por conta de ter ação de proteção, estão mais presentes na casca dos frutos e legumes.
Segundo estas especialistas, deveríamos priorizar os orgânicos simplesmente por serem isentos dos agrotóxicos, uma vez que não há controle em nosso país sobre a quantidade e variedade empregada nas lavouras.
O consumo diário destas substâncias podem nos levar a alergias, problemas de pele, rins, fígado, etc.
Um aspecto bastante proibitivo dos produtos orgânicos, é seu preço bem acima dos produtos cultivados com agrotóxicos.
Atualmente, há um grande empenho no desenvolvimento de hortas comunitárias em condomínios, comunidades, praças. Temos que tomar muito cuidado para não continuar envenenando nosso corpo.
Fonte:
Revistas Saude é Vital – Ed. Abril