Consultoria
Atuamos a partir do conceito, concepção, estruturação do projeto, plano de negócio, definição do ponto, acompanhamento da obra, elaboração do cardápio, fichas técnicas, seleção e treinamento da brigada gestão e profissionalização de serviços e produtos de estabelecimentos já em funcionamento.
Nossos Serviços:
- Acompanhamento da elaboração do Plano de negócios
O Plano de Negócio é a forma de colocar uma ideia no papel, quando o empreendedor planeja detalhadamente a empresa que irá conceber. É o documento que irá descrever os objetivos do negócio e qual será o caminho necessário para que tais objetivos sejam alcançados, reduzindo dessa forma, riscos e incertezas.
O Plano de Negócio 2 finalidades:
- Organizar das ideias dos empreendedores, ou seja, é o “mapa” do caminho. É uma ferramenta de orientação na busca de informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços do futuro negócio, estudo e conhecimento dos clientes potenciais, fornecedores, concorrentes.
- Ajudar o empreendedor a responder, a meu ver, uma pergunta única: “Vale a pena?
O Plano de Negócio é o pré-requisito necessário para se comunicar com os investidores. É o documento que poderá permitir ao banco a liberação de um empréstimo.
Uma única regra: quanto mais dinheiro você necessitar para iniciar um novo negócio ou para aumentar um já existente, mais detalhado deverá ser seu Plano de Negócios.
Um bom Plano de Negócios ajuda, e em muito, a testar a viabilidade de uma ideia empresarial. Se qualquer ideia merece seu tempo e seu dinheiro, estudar, pesquisar sobre ele e escrever o seu Plano de Negócios é uma forma excelente de testa-lo.
- Estudo da localização do ponto comercial
Aonde abrir e porque escolher um determinado ponto comercial, é um dos maiores desafios de quem quer abrir ou expandir o próprio negócio ou franquia.
Eu diria que a escolha do ponto comercial é um dos pontos principais para o sucesso do negócio, claro que não é o único fator, mas deve ser levado em consideração.
Antes de iniciar a busca do local, é fundamental ter conhecimento profundo sobre o negócio no qual estará investindo, não só seu dinheiro, mas principalmente, seu tempo, sua história. Cada segmento de mercado tem suas características próprias, que devem analisadas previamente a fim de influenciarem positivamente nos resultados e desempenho da nova operação.
Para cada fase do novo negócio, deve der elaborado um check list, com a procura do ponto comercial, principalmente. Nesse check list coloque os itens mais importantes que devem ser analisados, dentre eles: acessibilidade, fluxo de pessoas, segurança, existência e perfil da concorrência no em torno, qualidade e quantidade de clientes potenciais, dentre outros.
O entendimento do que ocorre ao redor do ponto comercial é imprescindível!
Muito importante de ser entendido, é o público-alvo do negócio. A partir desse conhecimento, fica mais fácil saber o potencial de consumo da região. Visitas ao ponto em dias e horários diferentes, permitirá analisar o fluxo de pessoas e suas características de consumo. Quando analisamos o perfil dos clientes, fica mais fácil criar estratégias para ampliar as vendas no futuro.
A concorrência deve ser profundamente pesquisada. Um novo negócio em um local que tem outras operações do mesmo segmento, dependendo do ramo de atividade, pode determinar maior ou menos risco.
Sempre digo que devemos ficar atentos a algumas armadilhas, como:
- Verificar o estado de conservação do imóvel – quando se tratar de local construído. As instalações internas merecem muita atenção, pois influenciarão diretamente os custos de reforma. Ou seja, antes de negociar qualquer imóvel, deve solicitar uma vistoria estrutural, da parte elétrica e hidráulica, ao menos. Também fazer uma pré-análise do custo da reforma.
- Pontos localizados próximos a pontos de táxi, corredores de ônibus, locais de trânsito intenso.
- Verificar a incisão da luz do sol, temperatura que fica no ambiente,
- Projeto do ponto na prefeitura, pois pode ter restrições
- Verifique informações sobre novas construções, novas vias ou viadutos que no futuro podem impactar seu ponto
- Se você vai abrir um ponto em um Shopping, se informe sobre novos projetos de reforma ou expansão e avalie se isso irá impactar no seu negócio.
- Estruturação para a abertura do negócio:
- Assessoria em questões legais, legislações e normas de órgãos públicos,
- Assessoria para definição do projeto arquitetônico e de cozinha
- Organização do cronograma do processo como um todo.
- Acompanhamento da obra
- Indicação de fornecedores.
- Seleção de empresa de TI
- Elaboração do cardápio
- Organograma do Staff necessário para a operação
- Definição das produções do cardápio
- Definição da carta de bebidas
- Elaboração das fichas técnicas
- Precificação
- Degustação e validação do cardápio
- Seleção de equipe
- Seleção de profissionais qualificados para cargos de liderança.
- Treinamento da brigada
- Implantação da operação como um todo
- Inauguração
- Acompanhamento da operação na fase de ensaio e abertura ou soft opening, aplicação do treinamento dado e ajustes necessários de acordo com o fluxo inicial do empreendimento.
- Operações em andamento:
Realizamos análise da operação como um todo:
– instalações físicas
– manutenção
– organograma da empresa
– equipe contratada
– desempenho individual dos colaboradores
– brigada de trabalho x necessidades da operação
– despesas fixas
– despesas variáveis
– custo da operação x faturamento
– ações de marketing
– cardápio
– Processos, padrões e procedimentos da operação
A partir dessas informações, é elaborado um plano para que todos os possíveis gaps ou problemas sejam sanados.