Harmonização: risoto de funghi porcini com vinho Syrah do Chile
Chegou o inverno e neste friozinho, nada como a harmonização de vinho com um delicioso risoto de funghi porcini, para aquecer e nos confortar.
Hoje trago uma idéia inovadora. Para acompanhar um risoto de funghi, a clássica combinação seria um Barolo ou um Barbaresco. A uva Nebbiolo é ideal para acompanhar funghis de uma maneira geral, mas, com porcini, é insuperável. Porém estes vinhos italianos, em tempos de crise, são reservados apenas para ocasiões especiais: estão muito caros!
E como nos momentos difíceis devemos ser criativos, uma boa escolha seria um vinho feito com a uva Syrah. As características desta uva harmonizam bem com funghi. Tanto um quanto o outro tem profundidade, personalidade e, ao mesmo tempo, elegância.
Estes vinhos seduzem os consumidores com uma intensa sensação de fruta madura, bom volume de boca e taninos agradáveis. Os Syrahs de clima frio têm mais acidez e são considerados mais elegantes. Os de clima mais quente, como os Syrahs australianos, são mais encorpados e dão ênfase à fruta.
Atualmente no Chile são produzidos ótimos Syrahs, sendo que a maior parte deles vem de zonas frias e costeiras. A fruta aqui apresenta aromas e sabores mais frescos, com acidez mais alta, são tintos muito corretos e equilibrados.
No mercado brasileiro encontramos diversos bons produtores chilenos. Os exemplares feitos nos Valles de Casablanca, San Antonio e até mesmo Limarí certamente trarão experiências muito agradáveis a quem os tomar.
E neste frio gostoso, o delicioso risoto de funghi porcini seguramente casará muito bem com um bom Syrah chileno, sem pesar no bolso.
Reinvente e… experimente! Saúde!
Regina Bariani – sommeliére
regina.bariani@reginarose.com.br
- 500 gr arroz arbório ou carnaroli
- 1 litro caldo legumes ou galinha
- 1 col sopa manteiga
- 4 col sopa 1 cebola e 2 dentes de alho processados
- 350 ml vinho branco seco
- Sal a gosto
- 1 xic cha parmesão ralado
- 50 gr funghi porcini ou secchi
- 200 ml água
- lave bem o funghi com água corrente.
- Corte o funghi em tiras e coloque para hidratar em 200ml de água
- Em uma panela refogue a manteiga com o alho e a cebola processados.
- Adicione o arroz e refogue por 5 minutos em fogo brando para não dourar ou queimar.
- Coloque o vinho branco, sempre mexendo.
- Quando começar a secar, comece colocando o funghi com o caldo.
- Quando começar a secar, comece a colocar o caldo de galinha ou legumes, até o arroz ficar al dente
- Coloque então o parmesão ralado, não deixe o risoto muito seco, pois ele absorve rapidamente a água e perde cremosidade.