Stollen – Pão de frutas na versão light, natural e saudável
Stollen, o tradicional bolo ou pão de frutas de Natal alemão, é uma coleção colorida de nozes, passas, laranjas cristalizadas e casca de limão, especiarias, como a canela, a noz moscada, cardamomo, macis, ou cravo, conhaque ou rum, lotes de manteiga e às vezes pasta de amêndoa doce (marzipan).
O stollen teve origem em Dresden, Alemanha, por volta do ano de 1400. Como os ingredientes utilizados eram muito caros e raros na época e o tempo de preparo era muito longo (cerca de 3 a 4 meses para que a fermentaçao natural ocorresse), o bolo se tornou um presente especial de amigo para amigo. Começou assim uma tradição de cozimento que continua até hoje, sendo transmitida de geração para geração sempre no período de Natal.
Nesta receita estou propondo adaptações para nossos ingredientes , como a cachaça, castanha do Pará, frutas secas como a goiaba, mamão e abacaxi. Além de serem ingredientes regionais, como as frutas são secas e não cristalizadas com açúcar, nossa receita tem baixa quantidade calórica!!
Deliciosa para café da manhã, brunch, chá da tarde, antes ou depois do treino e para comer de sobremesa, quentinho e acompanhado de um delicioso sorvete de iogurte ou tapióca!!!
Esta receita fiz especialmente para o programa Voce Bonita, na TV Gazeta, com a queridíssima Carol Minhoto! Veja o passo a passo!
- 100 gr uva passa
- 50 ml cachaça
- 50 ml água
- 50 ml leite desnatado
- 200 gr farinha integral
- 7 gr fermento biológico 1/2 cubinho
- 1/2 col café noz moscada
- 1/2 col café canela em pó
- 1/2 col café cravo em pó
- 2 col sopa açúcar de coco
- 1 pitada sal marinho
- 1 col chá essencia de baunilha
- 1 col sopa óleo de coco
- 200 gr frutas secas variadas goiaba, mamão, maçã, tamara, damasco, etc
- 50 gr amendoas em lascas ou castanhas do Pará
- 1 col chá Açucar de Confeiteiro
- Em uma vasilha coloque as passas, cachaça e água e deixe descansar por 3 horas.
- Misture o fermento e o leite morno até dissolver.
- Coloque o açúcar de coco e o sal e bata com mixer ou garfo ou na batedeira por 2 minutos
- Deixe a mistura descansar por 15 minutos.
- Junte a essa mistura a farinha, canela, noz moscada e cravo, juntamente com a manteiga de coco, o ovo, a essência de baunilha.
- Bata na batedeira por 8 minutos . Você também pode misturar tudo com as mãos, caso não tenha batedeira, mas lembra que a farinha integral demora mais para liberar o gluten e a massa fica lisa e aveludada, isso pode levar de 10 a 15 minuto sovando a massa.
- Deixe a massa descansar por meia hora até dobrar de tamanho.
- Sove novamente por 5 minutos ou 3 minutos na batedeira .
- Abra a massa delicadamente e coloque metade das frutas cristalizadas, as passas escorridas e levemente espremidas, metade das amêndoas.
- Dobre a massa e abra de novo , colocando o restante das frutas e passas.
- Boleie molde em formato de filão .
- Deixe crescer por mais 15 minutos.
- Forno aquecido a 200 graus.
- Dica: Em uma forma grande, coloque 3 camadas de papel manteiga e depois coloque a massa por cima desse papel. O papel manteiga impede que a parte de baixo do Stollen queime.
- Asse no forno a 200 Graus por 50 Minutos.
- Ainda com ele morno, polvilhe o açúcar de confeiteiro por todas a superfície do Stollen e sirva ele em temperatura ambiente.